Notícia

Confira em detalhes como foi o desempenho do comércio de Palmas em 2018

  • 09 de janeiro de 2019 - 12:37

Apesar de toda instabilidade política que afetou o cenário econômico do Tocantins, o comércio da Capital conseguiu fechar o ano de 2018 com saldo positivo nas vendas. O crescimento foi de 1,3%, em comparação ao ano de 2017.

 

No entanto, com base nos dados da base do SPC Brasil utilizados pela CDL Palmas, fica evidente que os momentos críticos relacionados ao poder público refletiram  diretamente e negativamente no número de vendas na Capital.

 

Hoje, a máquina pública estadual ainda é a maior fonte de renda dos salários dos palmenses, seguida pela iniciativa privada e pelo município. Para se ter uma ideia de como o cenário político impactou o comércio de Palmas, a CDL explica alguns dados contidos no gráfico a seguir:

Em março, o decréscimo no número total de vendas atingiu 6,4%, o que pode ser explicado pela cassação do ex-Governador Marcelo Miranda. No mês de abril, a queda nas vendas atingiu 15,2%. Neste mês, o antigo gestor da Prefeitura de Palmas renunciou ao cargo. No mês de junho, o saldo de vendas foi negativo em 10,3%, que foi quando ocorreu o primeiro turno das eleições suplementares para governador. O segundo turno ocorreu no fim do mês de junho e essa mudança refletiu em julho, que teve queda de 15,5% nas vendas. Em outubro, ocorreram as eleições federais e estaduais e mais uma vez o comércio sentiu o impacto negativo e fechou o mês com 1,2% de queda.

 

“Apesar de tudo isso que passamos, o comércio conseguiu permanecer estável em 2018. Obviamente que as nossas expectativas eram de crescimento, mas estamos satisfeitos por podermos ter conseguido driblar essa crise sem cair. Ressaltamos que o  poder público precisa refletir sobre esses números que nós apresentamos e precisa entender que suas ações afetam diretamente o funcionalismo do comércio”, explicou Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.

 

O presidente comenta ainda que para 2019 a meta é fazer com o que comércio seja fortalecido. “A CDL Palmas trabalha sempre para trazer as melhores soluções para os lojistas da Capital. Estamos planejando grandes ações já para o primeiro semestre com o intuito de fortalecer o comércio. Para 2019, também esperamos que o poder público invista mais no comércio, pois quanto melhor estamos, mais empregos são gerados e melhor fica a economia”, finalizou.