Palavra do Presidente: no Dia do Comerciante, celebramos nossa capacidade de nos reinventarmos

  • 16 de julho de 2021 - 08:56



Por Silvan Portilho, Presidente da CDL Palmas

 

 

No dia 16 de julho comemoramos o Dia do Comerciante. Venho hoje trazer uma mensagem de ânimo em meio a tantos desafios que o setor de comércio de bens e serviços passa no Brasil, no estado e na nossa capital Palmas. 

 

O nosso setor é o que mais movimenta a economia, mais gera emprego e renda. Somos mais de 100 mil empresas em todo o estado do Tocantins e, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), somos responsáveis por mais de 70% do total de empregados.  Digo, portanto, que somos a peça fundamental para que a roda da economia gire de maneira correta. 

 

No último ano, passamos por desafios nunca antes imaginados. Tivemos que nos reinventar, reestruturar nossas empresas, restabelecer novas regras, mudar a maneira de atender nossos clientes. Se tem uma palavra que possa definir o comerciante, essa palavra é resiliência. Com o passar do tempo, o comerciante adquire a capacidade de lidar com problemas, de superar obstáculos, resistir às pressões, adaptar-se às mudanças. Mas não se engane, essa não é uma tarefa fácil. 

 

O comerciante lida com todo o estresse, com todos os desafios porque não há nada mais gratificante do que poder gerar empregos e ver a vida das pessoas sendo transformadas. Hoje, essa é a mensagem que quero trazer: nós somos responsáveis por mudanças de vida e nos apoiamos nisso. Aos amigos comerciantes, digo que a maré alta vai passar, que as tempestades fazem parte do processo, mas que não há nada mais gratificante do que essa profissão. 

 

Ser comerciante é ser agente transformador. Celebramos com carinho este dia, celebramos nossa trajetória, nossas conquistas. Feliz Dia do Comerciante!