O Natal é a melhor época de vendas para o comércio varejista. O sentimento e a simbologia atreladas à data, faz com que milhões de brasileiros comprem presentes, o que aquece a economia. Para este ano, a expectativa é que 77% dos consumidores presenteie alguém, como aponta a pesquisa do SPC Brasil enviada à CDL Palmas.
O levantamento revelou que, em média, cada consumidor pretende comprar 4 presentes no Natal. Em relação ao gasto, a pesquisa mostra que o ticket médio com os presentes deve girar em torno de R$125. As principais pessoas a receberem os presentes são: as mães (48%), cônjuges (46%) e filho(s) (40%). Já no que diz respeito ao valor, as pessoas que vão receber os presentes mais caros são: filho(s) (25%), mães (21%) e cônjuge (18%).
Para Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas, os dados são vistos com otimismo. “O comércio já está preparado para receber estes consumidores. Ao ver que tantas pessoas pretendem adquirir presentes, temos um claro sinal de avanço na economia e isso nos deixa otimistas. O Natal é a data que nossos lojistas mais aguardam durante o ano, portanto a preparação é realmente imponente. A CDL vem de encontro a essa expectativa, como é possível perceber por meio da campanha Natlzão CDL 2019, que fomenta nosso comércio e vai sortear uma casa”, disse.
A pesquisa mostrou ainda que em relação aos presentes, 58% pretendem comprar roupas (sobretudo as mulheres), 40% brinquedos (aumento de 10 p. p. em relação a 2018 e principalmente as mulheres), 34% perfumes/cosméticos (especialmente as mulheres), 32% calçados e 25% acessórios (aumento de 6 p. p. na comparação com 2018 e sobretudo as classes A/B). Além disso, em comparação a 2018, 37% pretendem gastar mais este ano do que gastaram no ano passado, 31% pretendem gastar a mesma quantia e 22% gastar menos.