A partir desta terça-feira, 9 de julho, todos os consumidores passam a participar automaticamente do Cadastro Positivo, que reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo. Esses dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a sua vida financeira recente.
O principal benefício é que, com o Cadastro Positivo, você pode ter acesso a menores juros e crédito com menos burocracia e, assim, ter mais poder de compra. Conforme você paga suas contas, em dia, seu comportamento de pagamento é traçado em seu histórico. Assim, as empresas poderão analisar melhor o seu perfil e não mais apenas se seu nome está negativo ou não. Desta forma, você poderá ter acesso a menos juros e menos burocracia na hora de solicitar crédito.
No histórico, você encontra suas informações de pagamentos de:
-
Financiamentos e empréstimos;
-
Compras a prazo;
-
Contas de luz, água, gás e telefone;
-
Assistência médica e odontológica;
-
Internet e TV por assinatura;
-
Mensalidade escolar.
Vale ressaltar que os consumidores não são obrigados a permanecer na base do Cadastro Positivo e podem pedir a exclusão de seus dados, de forma gratuita, a qualquer momento. Assim como podem voltar quando quiserem. Os consumidores poderão solicitar o cancelamento de seu Cadastro Positivo pelo SAC 0800 887 9105. As informações saem automaticamente do banco de dados e não ficam mais acessíveis para a consulta, seja do próprio consumidor ou das empresas que concedem crédito. As informações excluídas também não participam na composição da nota do score.
Ainda tem dúvidas? Confira nossas perguntas e respostas sobre o Cadastro Positivo: https://bit.ly/2XU26ax