CDL Palmas realiza evento com Polícia Civil para auxiliar na prevenção de fraudes

  • 08 de outubro de 2021 - 09:17



Na noite desta quinta-feira, 07, a CDL Palmas realizou o treinamento Como Prevenir sua Empresa de Fraudes Utilizando os Meios de Comunicação. O evento foi uma parceria entre a entidade, o Tribunal de Justiça do Tocantins e a Polícia Civil de Palmas. A iniciativa surgiu após uma demanda da classe empresarial, visto que diversas empresas vêm sendo vítimas de golpes e fraudes. 

 

A realização do treinamento ocorreu no auditório da CDL Palmas de forma presencial para o público de empresários e colaboradores das empresas e também de forma online, com transmissão simultânea pelo YouTube. As palestrantes foram Milena Lima e Clarissa Vasques, integrantes do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do NIS/TJTO, especialistas em crimes cibernéticos.

 

Para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, é essencial que se ouça as demandas dos empresários para levar soluções. “Este foi o nosso primeiro evento presencial oferecido ao público em mais de um ano aqui na entidade. Ficamos felizes em poder retornar aos poucos, com os devidos cuidados. Vimos a necessidade de fechar essa parceria com o TJ e a Polícia Civil para levar informação e prevenção para os estabelecimentos comerciais da Capital. Nós ouvimos o que o empreendedor fala, suas necessidades,  buscamos as maneiras mais eficazes de auxiliar”, disse.

 

A palestra abordou tópicos como a prevenção de golpes utilizando aplicativos; compras de produtos – fornecedores desconhecidos nas redes sociais; como identificar um boleto falso; tipos de golpes utilizando PIX e normas de segurança; vendas pela internet/cartão de crédito: como não cair em fraudes; como se prevenir de golpes através de anúncios da OLX; entre outras fraudes. 

 

 

Para a delegada Milena Lima, falar sobre o assunto é de extrema importância. “O evento permite colaborar com a sociedade, para que as pessoas possam se proteger conhecendo como as fraudes são realizadas. A ideia é adquirir conhecimento e poder compartilhar com as pessoas dos círculos de trabalho e familiar”, disse. 

 

A agente Clarissa Vasques corrobora com a ideia da necessidade deste tipo de evento.  “Acredito que a prevenção é melhor do que tentar uma restituição bancária. Quanto mais informados e capacitados estão os colaboradores sobre prevenção de crimes virtuais, mais seguro o bem patrimonial da empresa vai estar. Eu acho muito importante a Polícia estar próxima da comunidade, dos comerciantes, então essa parceria com a CDL Palmas foi muito importante”, finaliza.